quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tudo começou a partir de 1998...

Vão saber o porquê de eu querer ser jornalista
____________________________________________________________
´
"And the winner is Carlos Bruno, REM, from Portugal"
Vencedor do Chuva de Estrelas em 1998, Portugal e Europa, único português a consegui-lo.
Tinha apenas quatro anos de idade, mas esta frase ficou-me para sempre gravada na memória, é o primeiro programa de televisão de que me recordo de ver. Foi aqui que o meu gosto pela televisão começou. Achava o programa fantástico, não perdia um único que fosse, acompanhava, não os concorrentes, mas sim os apresentadores, como por exemplo, Bárbara Guimarães, uma das melhores apresentadores de TV em Portugal.
No dia seguinte, este feito foi noticiado, e a maneira como foi descrito nos meios de Comunicação Social, fascinou-me e a partir daí, acompanho todos os dias, os jornais televisivos das oito horas e cada dia fico mais maravilhado com os jornalistas de campo (aqueles que sabem trabalhar e não correm atrás de mexericos), que andam de um lado para o outro, a tentarem captar as melhores imagens e os melhores depoimentos.
Começava a minha grande paixão pelo Jornalismo Televisivo.

"Oceano Pacífico só grandes músicas... calmas!"
João Chaves, locutor da RFM - Oceano Pacífico desde há 25 anos. Adoro, tanto o Oceano Pacífico como o João, talvez por ele a minha paixão pela Rádio. (Lembrando sempre que o primeiro locutor do Oceano Pacífico foi Marcos André)

No mesmo ano, em que a Televisão conquistou em mim um carinho especial, também a Rádio entrou dentro do meu ser. A RFM, ouve-se em minha casa desde sempre, ou seja, desde o dia 1 de Janeiro de 1987.

A minha irmã, a partir de 1998, antes de se deitar, todas as noites, ligava o Rádio, na 91.7, sempre à mesma hora, 22:10m, para ouvir o mítico Oceano Pacífico, do locutor João Chaves, que apresenta este "Programa" há 25 anos e é um locutor que admiro e que aconselho a ouvir.

Começava aqui a minha paixão pela Rádio.

Apaixonei-me pela RFM, mais propriamente, pelo Ocenao Pacífico, ouço à mais de 10 anos, e reparem que tenho apenas 15, mas o Café da Manhã (Carla Rocha e José Coimbra) é algo que ouço quase todos os dias e é outro "Programa" que me coloca bem-disposto. Aliás, eles os dois são um comédia, são muito bons locutores.

Diário da Notícias, um jornal que acompanho desde 2001.

O Gosto pelo cheirinho a papel do jornal, apareceu aos 7 anos de idade, ou seja, à 8 anos atrás.

Tudo começou, quando numa tarde de Outono (penso eu), a minha irmã levou-me a um restaurante para almoçar. Antes de entrarmos para a sala de jantar, fomos os dois beber, e se não me falha a memória, um sumo. Quando me preparava para sentar numa cadeira, e ver televisão no restaurante, uma folha de jornal bem elaborada sorriu para mim. Era a Primeira Página do DN, estava com um design que gostei, peguei nele, li-o e comecei a imaginar como seria a vida de um jornalista que escrevia, o que estava a ler.

Começou aqui a minha Paixão pelo Jornalismo de Jornal.

Como já disse e volto a referir: Eu, apaixono-me por Rádio, namoro com Jornal e caso-me com a Televisão.

Darei tudo para ser locutor de uma rádio (algo que adorava experimentar), ou jornalista de uma TV ou ser jornalista de um Jornal. Não irei desistir do meu sonho.

12 Segredinho (s):

Only Words disse...

Rui, não sei se te hei-de dar os parabéns por queres ser jornalista!? O mercado está saturado, existem muitos que se intitulam de jornalistas e não sabem nada de nada. A comunicação social em Portugal está minada, comunica-se mal, manipula-se a informação em demasia. Pelo que vejo estás muito decidido em seguir esse teu sonho, eu só te posso dizer que não deves desistir. Nunca deixas de lutar pelo que queres e acreditas, mas fá-lo com a consciência que para se ser jornalista é preciso percorrer um longo caminho, ser-se humilde e não ambicionar chegar ao topo sem subir degrau a degrau. Já que és de Viseu, sugiro que te agarres, depois de formado, aos orgãos de comunicação regionais, onde se aprende e se cresce. Um passo de cada vez. Observa, assimila e faz do aprendizado uma ferramenta, para que assim possas triunfar neste mundo de lobos, onde ninguém tem dó nem piedade de comer cordeirinhos para saciar a fome de poder ;)

E sim, sou jornalista, já lá vão 11 anos!

:)

Lady L disse...

Oh ainda bem que gostaste. Volta sempre que quiseres :)
Quanto ao teu sonho, nunca desistas se é isso que te faz realmente feliz !


Beijinho

Anónimo disse...

Boa noite, Rui
Obrigado pelo email
Quando queremos muito uma coisa não podemos desistir,
Mais tarde ou mais cedo acaba por acontecer, eu também passei por isso.
Um abraço

João Chaves (Via email)

Obrigado pela resposta, até um dia...

Loirita disse...

Axo muito bem k ñ desistas dos teus sonhos!!! Já sabes k tens um óptimo talento!!!
Gostei muito deste texto, por teres referido os vários sítios e momentos da tua vida onde te "apaixonaste por Rádio", "namoraste com Jornal" e "casaste com Televisão"!!!Lol!!
E já agora, kuando mencionaste k tinhas ido com a tua irmã almoçar a um restaurante, achei imensa piada ao dizeres k tinhas dúvidas s tinha sido um sumo k tinhas bebido, claro k kom sete anos podia ter sido outra coisa kualker lol, tipo um cervejinha loool!!!!!!!!!
Olha, parabéns o blog tá cada vez melhor!!! continua ñ o bom, mas o excelente trabalho!!! desculpa pela demora!!!
E já agora, uma prova em como o teu trabalho está excelente, foi o comentário d uma pessoa k tu admiras muito!!! Axo k sabes, portanto Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Susana S' disse...

És precoce rapaz! Eu só me comecei a apaixonar pelas letras por volta do 5ºano. E, peço desculpa por ser do contra, acho que os jornalistas que aparecem hoje em dia na nossa televisão não são os melhores. Mas pronto, é só a minha opinião.

Um dia destes vou abrir um jornal e ver o nome do autor "Rui Fernandes" ^^

Beijinhó

Rui Fernandes disse...

Only Words: Obrigado pelos avisos, continuarei a visitar-te...
Espero ter dicas...

Brokenheratdgirl: Não irei desistir, nunca mesmo.

João Chaves (via email)- Penso que já lhe disse o que tinha a dizer no email, é um dos meus idolos.

Loirita: Obrigado pelos elogios, e sim o João Chaves é uma pessoa que admiro. Mas também a Carla Rocha e José Coimbra, ambos da Rádio RFM.


Rui Fernandes

Rui Fernandes disse...

Susana S´: Tens razao, os jornalistas que vemos hoje em dia (nao sao todos) parece que se esquecem das suas funções e correm atrás de mexericos, que nao dizem respeito.
PrecoCe? Talvez, mas foi a verdade

S* disse...

Não desistas. Durante o curso, que agora terminei, disseram-me milhares de vezes que é um mercado lixado e que não há emprego. Sei que vou ficar desempregada. :) Mas nao teria escolhido mais nenhum curso...

Lia disse...

antes de mais, obrigada pela visita ao meu cantinho, volta sempre.
qt ao teu sonho...n desistas nunca. sim, o mercado esta saturado e é complicado mas nada é impossivel e fazer o que n se gosta é viver infeliz...

jocas gordas

Susana S' disse...

Certamente que não será daqui a assim tanto tempo. Com a vontade que tu tens de querer seguir a profissão, irás esforçar-te ao máximo. E olha que o trabalho é sempre recompensado.

Beijinhó

Rui Fernandes disse...

S* - estás no estágio, muita coisa pode acontecer... Eu sei que vais conseguir... Talvez um dia, consiga por um único dia que seja, concretizar o meu sonho vamos ver. Tenho 15 anos e nao posso fazer nada a nao ser sonhar.

Lia - Não agradeças passarei no teu espaço mais vezes.
Bem sei que está saturado, mas se tiver força de vontade tudo vai ser mais facil.

Artemisa disse...

Quando disseste que querias ser jornalista não estavas a brincar :-) É uma paixão mesmo grande! Conheço alguém assim e que começou um blogue para poder escrever sobre os mais variados temas... Chama-se Midnight Club e é um blogue muito bom e muito bem escrito (está na minha lista de blogues se quiseres dar uma olhadela). Infelizmente ainda não exerce a profissão que tanto almeja (jornalista) pois o mercado está saturado. Mas o segredo é nunca deixar de lutar e perseguir os sonhos... :-)

Bjx e boa sorte

RFM - Segunda a Sexta (10h às 14h) e ao Sábado - GPS (10 às 13) com Paulo Fragoso.

RFM - Segunda a Sexta (10h às 14h) e ao Sábado - GPS (10 às 13) com Paulo Fragoso.
Joana Cruz - Animadora da RFM desde 2004, uma das pessoas que me ajuda a acreditar todos os dias quando a ouço. Obrigado pelo e-mail de encorajamento e também espero um dia ir aí ter com vocês. Outros Animadores no fundo do Blog.

Paulo Fragoso - Tardes (14h às 18h) ou seja, depois da Joana Cruz e ao Sábado no GPS.

Paulo Fragoso - Tardes (14h às 18h) ou seja, depois da Joana Cruz e ao Sábado no GPS.
Paulo Fragoso, um dos melhores locutores a nível Nacional

Uma das melhores duplas de Rádio

Uma das melhores duplas de Rádio
Carla Rocha e Zé Coimbra animam o dia-a-dia logo de Manhã, no Café da Manhã, das 6h às 10h.

João Chaves - Do mítico Oceano Pacífico

João Chaves - Do mítico Oceano Pacífico
João Chaves um dos melhores animadores de Rádio do Mundo. Há 25 anos no Oceano Pacífico, é obra! Parabéns Caro João.

Mariana Alvim, a revelação 2009 depois do concurso - Carla Rocha

Mariana Alvim, a revelação 2009 depois do concurso - Carla Rocha
Sem dúvida uma das vozes mais influentes nos ouvidos dos ouvintes. Parabéns Mariana
 


Escrever sem Segredos © 2008. Design by: Pocket